segunda-feira, 11 de março de 2013

TEXTO 5: A Língua Portuguesa nos Currículos de Final de Século



Marildes Marinho

Resumo: A autora Marildes Marinho faz uma abordagem às concepções de linguagem, escrita e de ensino e aprendizagem da língua portuguesa na prática escolar. O texto tem como objetivo observar as propostas curriculares - em diversos Estados brasileiros -, em seu processo de produção, e nos trás indícios de como o ensino da língua portuguesa estava sendo concebido no final do século XX nos currículos de língua materna. A função da escrita na escola é um assunto muito importante a ser tratado.


  1.  Disciplina de Língua portuguesa
 O livro didático tem suprido as necessidades daquele professor que deseja um material mais completo devido a falta de tempo para planejar as aulas. 

  Antigamente o professor utilizava folhas de exercícios para ocupar o tempo não planejado. Hoje o tempo é suprido através dos livros didáticos.


 



Gramática -
É o conjunto de princípios que regem o funcionamento de uma língua. A gramática orienta como as palavras podem ser combinadas ou modificadas para que as pessoas possam comunicar-se com facilidade e precisão. Não é preciso que uma língua possua escrita para ser dotada de gramática. As línguas indígenas, por exemplo, embora sejam apenas faladas, têm seus próprios princípios de funcionamento.



Um comentário:

  1. Joyce, parece que não fez a leitura do texto... Você deveria fazer uma reflexão do texto, apontando suas principais ideias. A sugestão foi que seguissem a própria organização do texto para indicar quais foram os seus entendimentos do texto. Acima, vc busca fazer uma relação extratextual, que é louvável, porém não consegue dialogar com o texto...

    ResponderExcluir