terça-feira, 11 de dezembro de 2012

ATIVIDADE DO TEXTO 2



ATIVIDADE DO TEXTO 2

Podemos trabalhar na sala de aula com jogos de cartas ou de tabuleiros, incentivando os alunos para que eles possam trazer novos jogos.

Jogo das letras

                                                              

Conteúdo: cartas com letras.

Preparação: Reúna os jogadores ao redor de uma mesa e distribua igualmente as cartas para os participantes.

O primeiro jogador deve sugerir uma palavra com quatro letras, utilizando as cartas. A palavra tem que estar com a ortografia correta. Exemplo: J O G O. Depois, os demais alunos poderão formar outras palavras a partir da primeira modificando apenas uma letra.

As cartas: Cada carta possuirá uma letra na frente e uma letra diferente no verso.

Regras do jogo: Para começar o jogo alguém diz slam, nesse momento todos os jogadores têm que ser rápidos tentando mudar a palavra, com outra letra, de modo a formar uma palavra diferente da anterior. Antes de colocar a letra o jogador deve dizer a palavra, quem falar primeiro é que joga a carta sobre a letra anterior. Por exemplo, o jogo iniciou com a palavra J O G O e alguém gritou LODO, dessa forma, colocando a letra D em cima da letra G a palavra vira L O D O. Não existe uma ordem de jogo, todos jogam ao mesmo tempo.

Não são aceitas: Nomes próprios, palavras estrangeiras, siglas e abreviações.

Desafiar palavras: Se alguém construir alguma palavra que os jogadores tenham dúvida de sua existência ou de sua grafia, o jogo para e se olha no dicionário ou o professor tira as dúvidas. Se estiver errada ou não existir o jogador retoma sua letra e o jogo recomeça.

Palavras repetidas: As palavras podem ser repetidas durante o jogo, pois a intenção é diversificar o vocabulário.

Vencedor: Vence o jogo o jogador que utilizar todas as suas cartas primeiro.

Objetivos:

  • Trabalhar a agilidade e a coordenação;
  • Incentivar a leitura para que eles possam aprender palavras novas;
  • Diversificar o vocabulário;
  • Construir conhecimento,
  • Obedecer as regras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário